Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil. A data exata da fundação da cidade é incerta. Alguns historiadores falam em 1561, outros em 1567 e outros em 1569 (ano de construção da Igreja), mas todos são unânimes ao afirmar que o dia da fundação da cidade foi 15 de agosto.
 
O nome Anchieta é uma homenagem a São José de Anchieta, padre jesuíta espanhol, nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1534, e que viveu boa parte de sua vida, vindo a falecer, na cidade que leva o seu nome.

A atual divisão político-administrativo de Anchieta é representada pelos distritos de Anchieta (sede), Jabaquara e Alto Pongal. De acordo com dados do último Censo, a população da cidade é de 23.902 pessoas.

Anchieta possui 23 lindas praias, algumas badaladas e outras ainda virgens. Além do litoral, o município se destaca no agroturismo e na produção agrícola.

A cultura e a fé é algo marcante nas terras de São José de Anchieta, onde acontecem festas durante todo o ano. A gastronomia é riquíssima, com tempero local e muita criatividade. Há diversos restaurantes.

A cidade também é destaque em artesanato. Mãos habilidosas produzem  lindas peças, principalmente com conchas e ostras.

O Santuário Nacional de Anchieta é um dos mais antigos patrimônios do Brasil. Lá, além de poder expressar a fé ao padroeiro do Brasil, São José de Anchieta, é possível conhecer a história dos jesuítas e a colonização da região.

Em Anchieta dá para se desfrutar de lindas praias e subir a serra para conhecer um pouco da vida no campo, em localidades colonizadas por italianos onde se fabricam massas, biscoitos, cachaça e outras delícias locais.